quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Livros que marcaram meu 2011

Olá,
Tudo bem por aí?
Bom, estava eu fazendo minhas leituras diárias de blogs, quando me deparei com o Ler e Amar, da Aliny. Além de ter lido alguns dos seus posts anteriores, resolvi fazer a lista que ela sugere (imagine se eu sou inconveniente...) das melhores leituras do ano que acabou de acabar.
Confesso que foi difícil escolher, pois em 2011 eu sijoguei nos livros e tive a felicidade de ler textos excelentes. Mas, fui forte, corajosa e destemida e acabei escolhendo três das melhores leituras que realizei. Só gostaria de lembrar que os títulos estão em ordem aleatória de preferência, tá? (Coloquei em ordem alfabética porque meu lado Sheldon não me permite escrever de outra forma...).

O evangelho segundo Jesus Cristo - José Saramago: Ganhei este livro do marido há uns três nos, mas ainda não havia tido coragem tempo de ler. Preciso mesmo comentar algo? Saramago sempre brinca com minha mente e me faz terminar a leitura transformada. Maravilhoso!

O grande Gatsby - F. Scott Fitzgerald: Depois de assistir (3 vezes) ao belíssimo Meia Noite em Paris, fiquei me perguntando como ainda não tinha lido nada do rapazote. Comecei por esse livro e gostei muitíssimo (gente, eu sou viciada em superlativos, desculpem...). Agora quero muito ler outras obras do autor.

Pequena Abelha - Chris Cleave: Essa leitura incrível eu preciso agradecer à Juliana, d' O batom de Clarice. Depois que vi o vídeo dela falando maravilhas sobre ele, corri na Saraiva e comprei. Comecei a ler numa quinta-feira às 19:00 e terminei na sexta-feira às 10:00. O que posso dizer? Lindo, sensível e de uma poesia que há tempos não lia. Ainda estou encantada!

Quero adicionar apenas uma informação que eu acho importante sobre mim: todos os anos eu releio alguns livros; quer seja por necessidade (professor de Literatura sofre...), quer seja por desejo. Dentre eles, adoraria citar Dom Casmurro, do meu amadoidolatradosalvesalve Machadão (ai, gente, comecei a chamar assim pra brincar com os alunos e agora estou apegada). Sim, eu leio todo ano e ainda levo minhas crianças ao teatro. Nunca me canso...
Claro que li outras coisas muito boas em 2011 (e umas bem mais ou menos, viu?), mas os livros que citei realmente foram os que mais me encantaram. Também descobri, no ano passado, muitos blogs de literatura, o que alimentou muito minha loucura por livros (e acabou com meu cartão de crédito). Tenho bons pressentimentos de que este ano será ainda mais interessante... #Oremos!



3 comentários:

  1. OREMOS!!! hahaha... Um ano cheinho de livros (e dinheiro para comprá-los) pra nós então...
    Acho que vais gostar (olha eu que metida) do Casados com Paris, tenho mas ainda não li, é a história do primeiro casamento do Ernest Hemingway... Para uma profe de literatura é um prato cheio!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, ai... mais um livro entrando na lista...
      Os dias podiam mesmo era possuírem umas 40 horas, não?
      Beijinho

      Excluir
  2. Vamos fazer que nem eu e Lora... A gente escreve aqui e tu responde lá (nos respectivos blogs) e quando tu escreveres lá a gente respondi aqui (no blog da senhora), "intiendeu"??? Beijãooo

    ResponderExcluir